gestão,
90 seg

Ep. 337 Fernando Diogo – O que são estatísticas? Como funcionam? Para que servem? Este projeto quer acabar com a iliteracia estatística nos Açores

March 08, 2018

ep337_interiorEste projeto quer dar resposta a um problema de iliteracia estatística em especial de temas e políticas sociais em áreas pertinentes para a sociedade açoriana como a evolução populacional, a educação, o emprego, a saúde e a criminalidade.​


Fernando Diogo, investigador do CICS.NOVA e professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores (UAC), está a desenvolver o projeto “Açores Retratos e Tendências Sociais”, com o objetivo de desenvolver estratégias de combate à iliteracia estatística no arquipélago.

“Identificámos quais eram as principais áreas sociais de pertinência na sociedade açoriana que não são muito diferentes da sociedade portuguesa no seu todo, desde logo a questão da população, a questão da educação, a questão da família, a questão do trabalho e emprego, a questão da saúde, a questão do sistema político e a questão da criminalidade”, acrescenta.

Tendo como período de análise os anos entre 1981 e 2015, o objetivo de Fernando Diogo passa por coligir as estatísticas que existem, colocá-las ano a ano e fazer a sua respetiva análise.

Foi escolhido o período entre 1981 e 2015, devido a 1981 tratar-se de um ano em que foram realizados censos, e por 2015 ser o último ano para o qual já existem dados estatísticos nas diversas áreas em estudo.

Alguns resultados preliminares deste estudo já revelaram uma evolução positiva no que toca ao abandono escolar. Segundo Fernando Diogo, o abandono escolar precoce já não é um problema no arquipélago açoriano, sendo que, no que toca à área da educação, a evolução registada ao longo dos últimos quarenta e cinco anos, aponta para a necessidade de se reforçar os esforços no apoio ao sucesso escolar.

“Conseguimos com esta simples ideia ter um grande resultado nesta parte da pesquisa. Centrámos-nos na análise da situação regional e depois na divisão das várias ilhas e na comparação das ilhas entre elas e temos já nove capítulos praticamente prontos para até meados deste ano termos cá fora um livro”, revela.

Fernando Diogo acredita que a informação registada nos dados estatísticos das últimas décadas será importante para perceber como está desenhada a sociedade açoriana e quais os principais problemas, e respetivas soluções, que devem ser debatidas.

Saiba mais sobre o investigador em: Academia.Edu | CICS.NOVA | UAC

Scroll to top