turismo,
90 seg

Ep. 342 João Pedro Couto – Crescimento do turismo nos Açores obriga a um maior investimento na oferta de alojamento nas diferentes ilhas

March 15, 2018

ep342_interiorO número de camas, a restauração, as acessibilidades e a oferta de atividades de promoção cultural e turística do arquipélago, são algumas das áreas cujo crescimento sustentável é necessário para melhorar as condições do investimento turístico nas diferentes ilhas açorianas.​


João Pedro Couto, investigador do Centro de Economia Aplicada da Universidade dos Açores (UAC) e professor da Faculdade de Economia e Gestão da mesma universidade, está a analisar o crescimento do turismo nos Açores com o objetivo de identificar as principais necessidades de investimento nas diferentes ilhas do arquipélago.

“O projeto de investigação que estamos a desenvolver na área do cluster do turismo tipicamente procura analisar a evolução do turismo nos Açores, e como é que está a evoluir o turismo dos Açores a nível das diferentes ilhas. O objetivo é analisar qual é a importância do turismo para a economia local das várias ilhas, analisar também como é que o crescimento e a evolução do turismo está a ocorrer a nível das várias ilhas do arquipélago e, ainda em termos de eficiência, perceber se os resultados económicos da atividade empresarial das empresas estão a evoluir de forma favorável no contexto do arquipélago”, conta.

Segundo João Pedro Couto, é possível observar que apesar de condicionado pelas acessibilidades, o turismo nos Açores está em crescimento em todo o arquipélago, com destaque para as ilhas de S. Miguel e da Terceira, com as restantes ilhas a apresentarem alguma melhoria na oferta turística já com sinais de impacto positivo para a economia local.

O investigador destaca os casos das ilhas do Pico e das Flores, cuja evolução demonstra ser possível que o turismo possa apresentar-se como um fator relevante para a economia destas ilhas.

João Pedro Couto reforça ainda a necessidade deste crescimento ser trabalhado no sentido de angariar e desenvolver condições para atrair mais visitantes.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | DeGóis | Google Scholar

Scroll to top