A solução passa por formar os profissionais desta indústria para o uso correto da tecnologia, promovendo assim um melhor desempenho organizacional das suas respetivas empresas.
Adriana Fernandes, investigadora do ISTAR-IUL – Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura, e do ISCTE-IUL, realizou o seu estudo em cadeias de Hotéis em Portugal e no Brasil.
“As tecnologias da informação alteraram completamente a forma como a indústria da hotelaria trabalha. O foco da minha investigação é trabalhar o relacionamento das tecnologias com o desempenho organizacional, ou seja, como as tecnologias influenciam o melhor desempenho organizacional”, explica.
“Começamos a perceber que a tecnologia por si só não vai conseguir influenciar o desempenho organizacional, mas sim a complementaridade com outros recursos dentro da organização, ou seja, como a tecnologia influencia outros processos organizacionais que vão melhorar o desempenho. Percebemos que a cultura tem um grande impacto, tanto na utilização da tecnologia quanto nos processos de aprendizagem”, acrescenta.
Para Adriana Fernandes, a generalidade dos hotéis hoje em dia estão equipados com tecnologia avançada, contudo, nem sempre os seus colaboradores sabem como a utilizar da forma mais adequada para desenvolver o seu próprio trabalho.
“A solução passa por incentivar uma cultura que melhore os processos de aprendizagem e que auxilie, e que incentive, a utilização de novas tecnologias”, destaca.
Treinar os funcionários de forma adequada, por mais que o serviço seja complexo e formar esses funcionários para a utilização adequada da tecnologia, são as soluções apontadas pela investigadora, para que os colaboradores desta indústria possam melhorar o seu desempenho organizacional, e assim adquirir vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | ISCTE-IUL