geografia,
90 seg

Ep. 357 Simone Tulumello – Entre Memphis e Lisboa, o que faz uma cidade ser segura?

April 05, 2018

ep357_interiorEste investigador está a desenvolver um estudo comparativo entre Memphis, nos E.U.A., e Lisboa, com o objectivo de comparar como as políticas de segurança e as políticas sociais influenciam a prevenção da criminalidade.


Simone Tulumello, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), crê que um reforço do estado social com base em políticas de apoio à habitação, à segurança social, à educação, e à saúde, é mais efectivo na prevenção da criminalidade, que um único investimento em políticas de segurança.

“No meu pós-doutoramento estou a estudar as políticas locais de segurança, ou seja a relação entre políticas de prevenção da criminalidade, políticas urbanas, políticas sociais, e a relação entre essas dinâmicas na prevenção da criminalidade. O que me interessa olhar é esta dimensão entre as políticas de segurança e as outras políticas urbanas. Desconstruir um pouco a ideia que sejam as políticas de segurança a garantir a segurança, pois é bastante evidente que a segurança gera-se só quando somos capazes de garantir toda uma série de direitos, o direito à habitação, o direito à segurança social e o direito à saúde”, revela.

O investigador salienta que isto não significa que não devem haver políticas de segurança, pois estas são sempre necessárias na prevenção e na repreensão de eventuais crimes. Contudo, Simone Tulumello afirma que um estado social capaz de providenciar os principais direitos primários aos seus cidadãos, é muito mais eficiente na prevenção do crime, do que o investimento singular nas políticas de segurança.

“É importante lembrar que Lisboa é uma das grandes cidades mais seguras do Mundo, mas parece bastante evidente que isso tem a ver com o facto de que, apesar de todos os problemas que temos, temos uma dimensão de estado social ainda bastante robusta, pelo menos em comparação com contextos não europeus, como o que podemos observar em Memphis”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | ICS

Scroll to top