eng. materiais,
90 seg

Ep. 361 José Sampaio – Autocarros mais leves, mais eficientes e com maior autonomia nascem da parceria entre a CaetanoBUS e o INEGI

April 11, 2018

ep361_interiorEsta parceria já resultou no fornecimento de 15 autocarros elétricos do modelo eCityGold da CaetanoBUS para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). Estes autocarros podem em breve ser vistos a circular pelas ruas da invicta.​


José Sampaio, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia do INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, tem participado em projetos de desenvolvimento de tecnologia com a CaetanoBUS com foco no estudo de novos materiais e de novas soluções estruturais com o objetivo de diminuir o peso dos autocarros de forma a potenciar uma maior eficiência energética dos veículos.

“Nós temos uma relação de longo prazo com a CaetanoBUS, uma empresa nacional de desenvolvimento e produção de autocarros. Falando um pouco dos resultados desta parceria podemos falar de vários modelos de autocarros, autocarros diesel, de combustível fóssil que foram hoje desenvolvidos e que estão a circular no mercado, em particular nos aeroportos e em relação aos quais se conseguiu de facto diminuir de forma significativa o peso e, portanto, temos assim autocarros que são mais eficientes do ponto de vista energético”, conta.

“Mais recentemente, a CaetanoBUS colocou também no mercado autocarros elétricos e esses são aqueles que mais exigências colocam do ponto de vista do peso devido às questões de autonomia”, acrescenta.

Segundo José Sampaio, esta parceria resultou já na comercialização de autocarros elétricos que estão também a ser utilizados em aeroportos. Contudo, o investigador destaca esta nova frota de autocarros elétricos dos STCP como um dos resultados mais relevantes.

“Quero destacar em particular este último modelo, que já foi testado em contexto real que é um autocarro urbano e que estará a circular dentro de pouco tempo no Porto numa frota de 15 autocarros, e que presumo em outras cidades do país também venha a acontecer o mesmo”, revela.

José Sampaio confessa que há outras cidades que estão também a ponderar utilizar autocarros elétricos nas suas frotas urbanas, destacando assim o papel da CaetanoBUS na promoção da economia verde a nível nacional.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP

Scroll to top