paleontologia,
90 seg

Ep. 362 Sérgio Ávila – A ciência encontrou um caminho: Está aberto o Paleoparque de Santa Maria

April 12, 2018

ep362_interior_v2Não é um Parque Jurássico como aquele popularizado por Hollywood. Aqui os visitantes não vão encontrar dinossauros, mas a abundância de fósseis na ilha de Santa Maria mereceu-lhe a designação de Paleoparque.​


Sérgio Ávila, biólogo e paleontólogo do CIBIO-inBIO na Universidade dos Açores (UAC), foi o mentor por trás desta classificação do Paleoparque de Santa Maria, a primeira ilha inteira a receber esta designação pela Associação Internacional de Paleontologia.

“Na sequência da investigação científica e dos dados de base que serviram para este acumular de conhecimento, fornecemos ao governo regional uma série de produtos direcionados para o turismo sustentável na região autónoma dos Açores. O primeiro desses produtos foi a rota dos fósseis que consistiu no delinear de quatro trilhos em terra e num percurso que é inteiramente original em todo o Atlântico: uma volta à Ilha de Santa Maria de barco com o desembarque em algumas dos jazidos fósseis da ilha”, conta.

No âmbito da Rota dos Fósseis, Sérvio Ávila desenvolveu programas para aar a formação adequada aos técnicos e aos empresários do turismo aquático na ilha de Santa Maria. Na sequência desse projeto, o governo regional tomou a decisão de implementar um museu dedicado ao património paleontológico que só existe nos Açores naquela ilha, e chamou-lhe a Casa dos Fósseis.

“[A Casa dos Fósseis] Era um sonho antigo meu, já escrevia sobre isto em 2007, foi implementado em 2016 e está concluído, está à vista de toda a gente”, confessa Sérgio Ávila.

Com o apoio da Associação Internacional de Paleontologia, Sérgio Ávila conseguiu classificar pela primeira vez a nível mundial uma ilha inteira como paleoparque. “Chama-se Paleoparque Santa Maria e dentro do grande chapéu que é o Geoparque Açores permite diferenciar a ilha de Santa Maria das restantes ilhas dos Açores. Todas são vulcânicas mas Santa Maria é diferente porque é a única que tem fósseis”, acrescenta.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | Researchgate

Scroll to top