medicina,
90 seg

Ep. 363 Celso Reis – Projeto quer desenvolver novas técnicas de diagnóstico e terapia de cancro através do estudo da glicosilação das proteínas

April 13, 2018

ep363_interiorA glicosilação é um processo enzimático que une glicanos a lípidos, proteínas ou outras moléculas orgânicas. Este grupo de investigação quer estudar as modificações neste processo para desenvolver novas técnicas de diagnóstico e de terapia para os cancros do estômago e do cólon.  ​


Celso Reis, investigador do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, do IPATIMUP e docente na Universidade do Porto (UP), lidera o grupo de Glicobiologia do Cancro do i3S com o objetivo de compreender e identificar as alterações da glicosilação, e estudar qual a sua relevância para aplicação no diagnóstico e prognóstico do cancro.

“O projeto que estamos a desenvolver visa compreender mecanismos básicos de regulação desta glicosilação destas proteínas no cancro do estômago e do cólon com o objetivo de verificar biomarcadores com aplicação no diagnóstico no prognóstico e na resposta terapêutica”, explica.

Neste momento o projeto tem avançado no sentido de encontrar marcadores no cancro do estômago e no cancro do cólon, capazes de identificar modificações da glicosilação em proteínas de membrana.

“Nesta fase estamos a tentar aplicar este conhecimento na componente clínica de forma a identificar como os doentes vão responder à terapia. Queremos saber de que forma o doente vai responder ao tratamento por um lado e por outro, naqueles que a resposta ao tratamento não funciona, definir uma nova estratégia mais eficiente para o tratamento do cancro”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | i3S

Scroll to top