história da ciência,
90 seg

Ep. 377 Maria Paula Diogo – Anthropolands: O que a colonização europeia em África nos pode dizer sobre o impacto humano no nosso planeta?

May 03, 2018

ep377_interiorO antropocénico é actualmente o nome proposto para um novo período na História geológica da Terra, caracterizado pelos impactos que o ser humano teve no ambiente, no clima, nos ecossistemas, nas espécies e na paisagem dos continentes.​


Maria Paula Diogo, coordenadora do Centro Interuniversitário da História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) e docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), está a desenvolver o projeto Anthropolands, olhando para o impacto que a colonização portuguesa teve no ecossistema e nas paisagens humanas em Angola e Moçambique.

“O projeto Anthropolands é um projeto que se debruça sobre a questão do antropocénico, um debate que estamos hoje a fazer sobre a dimensão da pegada humana no nosso planeta. No contexto deste projeto, tentamos perceber como é que, partindo do debate que se está a fazer sobre a questão do antropocénico, podemos contribuir para esse debate usando precisamente um estudo de caso que são as ex-colónias portuguesas, nomeadamente Angola e Moçambique, a intervenção da Ciência, da Tecnologia e da Medicina nesses mesmos territórios, e pensar como é que essa intervenção vai modificar estes territórios e vai alterar completamente aquilo que é a paisagem natural e aquilo que é a paisagem humana”, explica.

Como exemplo, Maria Paula Diogo, refere a construção de uma linha férrea entre a costa Angolana e o interior de Angola. “Obviamente que não só altera toda a paisagem como também afeta as populações que tradicionalmente tinham um território contínuo de pastagem de gado. Com esta construção, deixam de o poder fazer porque têm uma linha férrea no meio e isso vai ser um elemento disruptor em relação àquilo que é a paisagem humana tradicional”, acrescenta.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o projeto Anthropolands vai olhar para o império português em África como caso de estudo sobre o impacto da pegada humana num ambiente natural, proporcionando assim uma plataforma de reflexão sobre como a paisagem natural e humana de África foi alterada pela colonização europeia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | FCT NOVA | CIUHCT

Scroll to top