saúde pública,
90 seg

Ep. 381 Alberto Duarte – Projeto quer avaliar o nível de literacia para a saúde junto dos jovens açorianos

May 09, 2018

ep381_interiorQual o nível de conhecimento dos jovens açorianos sobre práticas e estilos de vida saudáveis? Conhecer o nível de literacia para a saúde das crianças e adolescentes vai permitir a este grupo desenvolver propostas de educação para a saúde junto das escolas, contribuindo assim para a promoção de estilos de vida saudáveis.​


Alberto Duarte, docente de Enfermagem na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores (UAC), quer com este projeto conhecer o panorama da literacia para a saúde no arquipélago açoriano, com foco no acesso à informação e na compreensão da mesma.

Este projeto tem como principais objetivos avaliar os níveis de literacia para a saúde em estudantes do terceiro ciclo e secundário da rede escolar pública da Região Autónoma dos Açores e analisar o seu efeito na promoção da saúde e de estilos de vida desta população.

“O projeto em curso, ainda numa fase inicial a nível regional, assume como foco de investigação exatamente a literacia para a saúde enquanto processo que envolve por um lado o acesso à informação, a compreensão da mesma, o processamento que a pessoa faz dessa mesma informação, e a forma como a avalia. Depois, um aspeto muito importante é como é que a pessoa vai aplicar esta informação no seu dia-a-dia. Como é que a utiliza nos comportamentos e estilos de vida que decide para si”, explica.

Numa fase posterior, Alberto Duarte espera que este estudo possa contribuir para a definição de intervenções de promoção de literacia para a saúde no contexto regional, com impacto a vários níveis. “Este impacto pode ser a nível da escola o que é que podemos mudar na escola. Que projetos podemos desenvolver na escola junto destes estudantes mas também num nível mais abrangente e político dos resultados obtidos e da análise feita: que conclusões é que podemos tirar no sentido de necessidade de novas directrizes políticas nesta área, se for essa a situação, e esse o caso”, acrescenta.

Saiba mais sobre o investigador em: UAC

Scroll to top