eng. materiais,
90 seg

Ep. 392 João Mano – Projeto ATLAS desenvolve biomateriais capazes de regenerar tecido ósseo

May 24, 2018

ep392_interiorEste projeto está a desenvolver pequenas esferas de biomateriais capazes de reparar tecidos humanos. Esta tecnologia está a ser testada na regeneração de fraturas e de defeitos ósseos.​


João Mano, docente do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) e investigador no CICECO – Instituto de Materiais, recebeu recentemente uma bolsa de prova de conceito do Conselho Europeu de Investigação (ERC sigla em inglês), para validar e testar junto da indústria a aplicação desta tecnologia como substituto de células humanas em modelos de doença como o osteossarcoma, um tumor com origem no tecido ósseo.

“O projeto mais importante que está a decorrer no nosso grupo de investigação que resulta de uma bolsa avançada do conselho europeu de investigação, pretende desenvolver microtecidos humanos utilizando dispositivos que podemos pensar que são uma espécie de esferas liquefeitas onde nós podemos promover a produção de tecidos dentro desses microambientes”, conta.

Para produzir estes microtecidos o projeto ATLAS combina biomateriais, como polímeros obtidos de origem no mar, para criar uma capa capaz de proteger a cápsula das esferas. No interior dessa cápsula há uma combinação de biomateriais e células que, dentro desse ecossistema, consegue promover, de forma autónoma, a formação de tecido.

“Neste projeto em particular estamos muito interessados em combinar células estaminais e outro tipo de células como por exemplo micropartículas ou outros sistemas para que as células se possam suportar dentro desse microambiente para criar tecido ósseo”, acrescenta.

A equipa de João Mano quer usar esses dispositivos em estratégias baseadas em injeções, usando métodos minimamente invasivos para administrar estes biomateriais dentro de defeitos e fraturas ósseas para estimular a regeneração óssea.

Os resultados do projeto ATLAS permitiram a João Mano ganhar uma bolsa de prova de conceito com aplicação na indústria. Neste projeto o investigador vai procurar desenvolver biomateriais capazes de imitar células e tecido humano. Estas células serão depois usadas para testar o comportamento de fármacos em modelos de doença como o osteossarcoma.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CICECO

Scroll to top