arquitetura,
90 seg

Ep. 40 Ricardo Costa Agarez – As influências do Modernismo e do Regionalismo na Arquitetura Algarvia

January 16, 2017

ep040_interiorA Arquitetura algarvia do início do século XX apresenta um forte contraste entre formas e materiais simples, e os elaborados desenhos dos parapeitos e das coberturas dos telhados. O casamento entre estes dois mundos dá hoje origem ao livro “Algarve Building: Modernism, Regionalism And Architecture In The South Of Portugal, 1925-1965”.


Da autoria de Ricardo Costa Agarez, investigador do Departamento de Arquitetura da Universidade Católica de Leuven (KU Leuven) na Bélgica, esta publicação apresenta os resultados de um levantamento histórico sobre a Arquitetura desta região.

O autor realça o contraste entre duas características antagónicas encontradas nas construções algarvias do início do século XX. “Aquilo que caracteriza a construção no Algarve é uma materialidade muito acentuada que é um pouco contraditória com a grande decoração encontrada nos parapeitos sob a fachada que escondem o telhado.”

Ricardo Costa Agarez reconhece existir um “paradoxo por vezes entre uma forma mais pura e o aparato decorativo que é dado a essas casas. Aparato decorativo esse que é uma adição mais moderna, em casas que eram originalmente mais simples e mais depuradas ainda.”

Esta característica foi motivada, segundo o autor, a partir do século XIX e no século XX, pelos movimentos migratórios e pelo enriquecimento de algumas populações. “Encontramos um investimento decorativo nas fachadas que hoje em dia, quando se percorrem algumas estradas do Algarve, no Sotavento algarvio, ainda é possível ver, através de exemplos muito ricos dessa decoração exuberante em locais como Luz de Tavira, em Tavira mesmo, e em diversas povoações ao longo das estradas ou no meio do campo.”

A importância de conhecer a história arquitectónica desta região é vista pelo autor como essencial para sabermos que respostas dar quando for necessário intervir nestas construções no futuro: “Se nós conhecermos o que foi feito historicamente temos alguma expectativa de conseguir intervir melhor sobre esse ambiente construído. A Arquitetura não pode prescindir dessa ambição de informar para intervir. A História e a Teoria da Arquitetura são uma peça essencial de contribuição para essa função da Arquitetura mais geral.”

Livro: Algarve Building: Modernism, Regionalism And Architecture In The South Of Portugal, 1925-1965

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedInResearchGate | KU Leuven

Scroll to top