ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 411 Carlos Santos – Rede GPS ajuda a ligar os cientistas portugueses pelo Mundo

June 20, 2018

ep411_interiorEsta plataforma social quer ligar os cientistas portugueses espalhados pelo Mundo. Com já 3700 membros registados, para se inscrever basta ter passado um período mínimo de três meses a desenvolver o seu trabalho científico fora de Portugal.​


Carlos Santos, investigador do DigiMedia da Universidade de Aveiro (UA) e professor no Departamento de Comunicação e Arte (DECA) da mesma universidade, desenvolveu a plataforma GPS (Global Portuguese Scientists) com o objetivo de mapear os cientistas portugueses pelo Mundo.

“A plataforma GPS tem como objetivos principais, por um lado mapear os cientistas portugueses pelo Mundo, queremos saber onde é que eles estão ou estiveram, quando e o que é que andaram a fazer, ou o que estão a fazer, e por outro lado fornecer as ferramentas de comunidade que permitem a que essa massa humana possa conversar sobre Portugal, possa discutir temas relevantes para Portugal ou então temas relevantes para as suas áreas científicas”, explica.

A plataforma GPS já conta com 3700 membros registados dos quais quase 2000 são considerados cientistas GPS. Para ser um cientista GPS tem que ser um utilizador que no seu percurso esteve um mínimo de três meses fora de Portugal.

Neste momento, a equipa de Carlos Santos está a desenvolver o perfil do cientista português no estrangeiro tendo como base os dados que a Rede GPS já recolheu sobre o seu percurso lá fora.

“Temos verificado que muitos cientistas criam grupos, grupos que vão desde a localização, por exemplo de portugueses numa determinada cidade, como grupos muito específicos sobre temas muito específicos da ciência, onde procuram reunir outros cientistas que estão a trabalhar naquelas áreas temáticas”, revela.

A plataforma tem a vantagem de dar a conhecer quem são os cientistas portugueses que estão a trabalhar em determinados locais, em determinadas áreas e estabelecer assim uma ponte entre as pessoas.

A rede GPS é uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, concretizada através de uma colaboração com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, a Universidade de Aveiro, a Altice Labs e a Fundação PT.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UA | DigiMedia

Scroll to top