Este estudo quer conhecer o impacto da crise nas campanhas para as eleições europeias. Para tal, vão ser comparadas as campanhas eleitorais de 2009 e de 2014 em nove países da União Europeia.
Carlos Jalali, investigador na Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro (UA) onde é também professor de Ciência Política, está a desenvolver o projeto Changing European Elections (CEE) com o objetivo de analisar o impacto dos programas de ajustamento da zona euro nas campanhas para as eleições para o parlamento europeu.
Este projeto pretende analisar um conjunto de nove países, esses nove países englobam quatro países que pertencem à zona euro e que tiveram resgates, Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, quatro países que não foram alvo de resgate mas que contribuíram para o financiamento dos mesmos, Alemanha, Áustria, Dinamarca e Finlândia, e o Reino Unido.
“Esta seleção permite-nos ver nos países que tiveram um papel enquanto contribuintes para os resgates até que ponto é que isto pode ter tido algum impacto na politização de questões europeias em países que não tiveram resgate. Que efeito teve o resgate mesmo em países não intervencionados?”, questiona.
A ideia do projeto Changing European Elections é comparar as eleições europeias de 2009 com as de 2014 com o objetivo de observar eventuais mudanças de paradigma no discurso e na estratégia de campanha dos principais partidos políticos de cada um dos países em análise.
“Queremos ver até que ponto é que há uma mudança no tipo de campanha que é feito de 2009 para 2014, mas também examinar e comparar com eleições nacionais de primeira ordem destes países e ver até que ponto podemos ver aqui aproximações entre aquilo que é a dinâmica das eleições de primeira ordem nacionais, tipicamente legislativas, com as eleições de segunda ordem europeias destes países”, reforça.
Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do COMPETE 2020, o projeto “Eleições Europeias em mudança: o impacto dos programas de ajustamento na Zona Euro nas campanhas das Eleições para o Parlamento Europeu”, tem como parceiros a Universidade do Minho (UM) e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL).
Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | UA