ambiente,
90 seg

Ep. 424 Cláudia Sequeira – Projeto desenvolve novas plataformas flutuantes para turbinas eólicas offshore

July 09, 2018

Este projeto está a estudar novos tipos de plataformas flutuantes para a produção de energia eólica em alto-mar. Estas plataformas vão também contemplar sistemas de monitorização em tempo-real do “estado de saúde” das turbinas.​


Cláudia Sequeira, docente no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), está a desenvolver este projeto com financiamento do programa europeu MaRINET2.

“O meu foco de investigação centra-se nas energias renováveis, mais especificamente na energia eólica. Com esse objectivo estamos a tentar estudar novos tipos de plataformas flutuantes, para perceber qual é a dinâmica estrutural das mesmas”, explica.

Este projeto vai estudar toda a integridade estrutural das plataformas, de forma a desenvolver um sistema eficiente e sustentável.

“Como é que a estrutura flutuante vai influenciar todo o desgaste prematuro dos componentes mecânicos existentes nas turbinas eólicas convencionais? Temos pás, temos caixas multiplicadoras, temos geradores e com o movimento das ondas essa degradação vai ser mais precoce”, salienta.

Este projeto visa não só estudar o novo tipo de plataforma, mas também como é que o sistema no seu todo vai influenciar toda a degradação precoce dos componentes mecânicos. Vibrações provocadas pelo próprio equipamento e eventuais falsos alarmes vão ser utilizadas para avaliar o estado de saúde da turbina.

“Através de ferramentas online conseguimos monitorizar a turbina, ver como é que está o estado de saúde da turbina, conseguimos ver como é que está o estado do rolamento, ou se temos desequilíbrios nas pás. Conseguimos detetar vários tipos de falhas através da monitorização online com ferramentas de análise de vibrações”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CIMA

Scroll to top