bioquímica,
90 seg

Ep. 427 Paula Videira – Investigação quer desenvolver vacina capaz de convencer o sistema imunitário a atacar tumores

July 12, 2018

ep427_interiorEste grupo de investigação está a desenvolver anticorpos capazes de identificar recetores de açúcar em tumores. Estes anticorpos podem ser usados para promover uma ação de defesa imunitária junto dos tumores, proporcionando assim uma alternativa terapêutica contra o cancro.


Paula Videira, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e investigadora da Unidade de Glicoimunologia da UCIBIO/REQUIMTE, está a estudar como os açúcares que revestem as nossas células afetam a comunicação celular do ponto de vista da resposta imunitária.

“Nós pretendemos através deste conhecimento fazer uma transposição para a identificação de novas terapias. Um desses aspetos diz respeito à alteração da glicosilação com biomarcadores tumorais e perceber como é que as células tumorais usam estes açúcares aberrantes para escapar ao sistema imunitário e, mais uma vez, também desenvolver terapias que possam ultrapassar este escape imunitário”, explica.

Neste momento Paula Videira já identificou marcadores glicosídeos destes açúcares aberrantes expressos por células tumorais. Alguns dos marcadores identificados têm um com grande interesse terapêutico pois são muito seletivos em relação às células tumorais.

O grupo de Paula Videira está a colaborar com empresas no sentido de desenvolver alternativas terapêuticas contra o cancro com base nestes marcadores.

“Desenvolvemos anticorpos, moléculas que conseguem identificar estes marcadores nas células tumorais e agora, em colaboração com empresas, estamos numa parte de translação de conhecimento, no sentido de desenvolver estes anticorpos para um potencial fim terapêutico”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FCT NOVA | UCIBIO

Scroll to top