tecnologia,
90 seg

Ep. 428 Henrique Gomes – INNOVATE desenvolve chips para promover a regeneração de tecido nervoso

July 13, 2018

ep428_interiorCom o objetivo de tratar pacientes com lesões na espinal medula, estes chips vão ser usados em conjunto com células estaminais para promover a ligação entre as células nervosas danificadas.​


Henrique Gomes, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), trabalha no projeto INNOVATE na fabricação e caracterização de componentes eletrónicos que podem comunicar com as células usando sinais elétricos.

“O nosso objetivo é construir componentes que vão ser implantados em pessoas e que podem atuar em determinadas doenças, por exemplo, podem estimular o crescimento de ligações nervosas na medula espinal e restaurar as ligações quebradas ou danificadas que afetam as pessoas paraplégicas”, explica

O projeto INNOVATE pretende desenvolver chips eletrónicos para comunicar bidireccionalmente com células e tecidos. O objetivo deste projeto é desenvolver um chip que é colocado num nervo que está danificado.

Este chip vai trabalhar em conjunto com células estaminais de forma a desenvolver uma espécie de solda biológica para ligar os dois “terminais” que estão separados com um novo tecido nervoso. A ideia é que o próprio chip seja reabsorvido pelo organismo ao fim de um ou dois meses.

“Espera-se que uma vez restabelecida a ligação nervosa a pessoa recupere todas as funções motoras que aquela quebra de ligação estava a causar”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | UAlg | IT

Scroll to top