literatura,
90 seg

Ep. 429 Manuel Portela – Arquivo do Livro do Desassossego permite aos leitores criar a sua própria edição desta obra de Fernando Pessoa

July 16, 2018

ep429_interiorDa autoria do heterónimo Bernardo Soares, o Livro do Desassossego está agora disponível em arquivo digital. Este arquivo permite explorar esta obra de Fernando Pessoa, dos seus textos originais às edições publicadas nos últimos quarenta anos.​


Manuel Portela, investigador do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra (UC) e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), está a desenvolver o Arquivo Digital do Livro do Desassossego (Arquivo LdoD), uma plataforma que permite reinterpretar e reeditar esta obra de Fernando Pessoa.

“O Arquivo Digital do Livro do Desassossego é um arquivo dinâmico que tem duas camadas, uma camada que é constituída pelos autógrafos de Fernando Pessoa, textos manuscritos, textos datiloscritos, e textos impressos, e tem uma outra componente nesta camada que são as quatro edições críticas que foram produzidas entre 1982 e 2012, que são quatro formas diferentes de organizar o Livro do Desassossego”, explica

Para além deste nível, o arquivo tem ainda um segundo nível dinâmico que permite gerar novas edições, e novas configurações do Livro do Desassossego.

Segundo Manuel Portela, a experiência de um utilizador pode ser pensada a partir das diferentes interfaces que o arquivo tem.

“É possível simplesmente ler o livro, é possível entrar e comparar edições e é possível para um utilizador que queira experimentar a função de edição virtual, registar-se no arquivo, selecionar fragmentos do arquivo, de acordo com vários critérios e utilizando as ferramentas de pesquisa e de leitura da própria plataforma, ordenar esses fragmentos, anotá-los, eventualmente comentá-los e tudo isto pode ser feito de forma colaborativa com outros utilizadores”, conta.

Se assim o decidir, o utilizador pode publicar essa edição que passa assim a constar como uma das edições virtuais do livro dentro do arquivo.

Em breve este arquivo vai também permitir aos utilizadores dar continuidade ao Livro do Desassossego através de textos próprios criados a partir de excertos do próprio livro.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | FLUC

Scroll to top