eng. civil,
90 seg

Ep. 437 Aníbal Costa – Grupo desenvolve manual de análise de risco sísmico para edifícios

July 26, 2018

ep437_interiorEste manual vai apresentar um regulamento de boas práticas para a avaliação e verificação do risco sísmico em edifícios construídos em território nacional.​


Aníbal Costa, professor catedrático da Universidade de Aveiro (UA), ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) e membro especialista e conselheiro da Ordem dos Engenheiros (OE), está a desenvolver este manual com o objetivo de auxiliar os projetistas na avaliação do risco sísmico dos seus edifícios.

“Temos vindo a fazer um trabalho que esperamos ainda este ano ter pronto para publicação que será um manual para ser usado por projectistas cuja ideia é ter um procedimento muito simples para as pessoas puderem avaliar se o edifício é sismo-resistente, se o edifício tem capacidades para resistir ao sismo”, explica.

Segundo Aníbal Costa, praticamente todo o país, com destaque particular para a zona norte, respeita as normas básicas para a proteção de risco sísmico dos edifícios.

“Com as dimensões normais dos pilares que são feitos [na zona norte] não temos problemas com os sismos. As zonas com maior risco sísmico são essencialmente o Algarve e a zona de Lisboa. A zona norte com um sismo do tipo de 1755 não terá problemas praticamente nenhuns”, salienta.

Com apoio do Governo, os dados recolhidos nesta investigação vão resultar na publicação de um manual que poderá ser usado para a verificação da resistência a sismos nas estruturas existentes no parque edificado nacional.

“O trabalho já está feito para estruturas de betão armado que representam a maior parte dos edifícios que nós temos em Portugal, 75% do nosso parque edificado é em betão armado, mas é evidente que a seguir vamos fazer o trabalho também para as alvenarias e para o resto dos sistemas construtivos que temos no nosso país”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UA

Scroll to top