neurociências,
90 seg

Ep. 439 Patrícia Monteiro – Qual a relação entre o córtex auditivo primário e o autismo?

July 30, 2018

ep439_interiorEsta investigação está a olhar para a zona do nosso cérebro responsável pela audição, o córtex auditivo primário, para estudar a sua relação com o autismo.​


Patrícia Monteiro, investigadora no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM), está desde 2009 a estudar a neurobiologia do autismo.

“O meu interesse pelo autismo já começou há alguns anos em 2009, desenvolvi investigação nesta área nos EUA em Boston no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e depois de vir para Portugal continuei com interesse nesta área. Muitos dos estudos têm-se centrado mais na parte cognitiva e na parte da psicologia das perturbações do espetro do autismo mas ainda sabemos muito pouco sobre a neurobiologia subjacente e sobre os mecanismos exactos do funcionamento cerebral no autismo”, explica.

O objetivo de Patrícia Monteiro é estudar o córtex auditivo primário, a zona do nosso cérebro responsável pela perceção auditiva, e a sua relação com o autismo.

Para o fazer, a investigadora vai recorrer a microeléctrodos de silício. Esta tecnologia é capaz de registar a atividade dos neurónios e a forma como o nosso cérebro responde a um determinado estímulo auditivo.

“Por que é isto importante? Porque a forma como nós interagimos com o Mundo é um produto da nossa percepção desse mesmo Mundo. Existe uma coexistência muito grande nos casos de perturbação do espetro do autismo em que está muitas vezes descrita uma certa hipersensibilidade acústica aos estímulos auditivos e portanto nós queremos tirar partido de uma nova tecnologia que são os microeléctrodos de silício. Os microeléctrodos de silício vão ser inseridos nessa zona do cérebro, o córtex auditivo primário, onde vão registar a atividade dos neurónios das células do nosso cérebro a um determinado estímulo auditivo no caso dos animais modelo de perturbação do espetro do autismo versus os animais controlo”, esclarece.

A comparação entre estes dois diferentes modelos animais vai permitir a Patrícia Monteiro tirar algumas conclusões sobre a forma como o autismo altera a perceção auditiva no cérebro das pessoas afetadas.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ICVS

Scroll to top