tecnologia,
90 seg

Ep. 443 João Paulo Fernandes – GreenHub: Este projeto quer ajudá-lo a poupar a bateria do seu smartphone

September 05, 2018

ep443_interiorEsta iniciativa quer conhecer os hábitos de consumo e de uso de bateria de diferentes perfis de utilizador, com o objetivo de apresentar soluções para tornar mais eficiente o uso do smartphone, e de aumentar o tempo de duração de cada carga.​


João Paulo Fernandes, professor auxiliar na Universidade de Coimbra (UC) no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e investigador no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), é um dos mentores por trás do GreenHub, uma iniciativa que inclui um conjunto de componentes tecnológicos dos quais faz parte uma aplicação móvel para Android que se chama BatteryHub.

A estratégia de João Paulo Fernandes passou por imaginar que encontraria uma forma de recolher perfis de consumo de energia de um grupo alargado de utilizadores. Essa informação seria depois utilizada para perceber quais são os bons e os maus padrões de utilização da bateria.

“A nossa ideia foi tentar perceber como poderíamos ter como público-alvo um conjunto o mais alargado possível de utilizadores e, para esse público-alvo, conseguirmos que as suas baterias durassem um pouco mais que o que duram atualmente”, explica.

Através da análise destes dados, o GreenHub pretende sugerir aos utilizadores com maus padrões medidas que estes possam adotar de forma a melhorar o rendimento da bateria do seu smartphone.

No âmbito do GreenHub foi desenvolvida uma aplicação para Android chamada BatteryHub que será responsável pela recolha desta informação.

“Os utilizadores interessados podem descarregar e instalar o BatteryHub através da Google Play Store e a partir desse momento a aplicação, a BatteryHub, vai disponibilizar este conjunto de informação ao mesmo tempo que periodicamente, comunica com uma base de dados centralizada o conjunto de amostras que a própria aplicação está a recolher e que diz estritamente respeito à evolução do estado da bateria”, acrescenta.

A aplicação vai então recolher apenas dados relativos ao uso da bateria com o objetivo de definir um perfil otimizado de utilização de cada carga, adequado ao uso de cada utilizador.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CISUC

Scroll to top