genética,
90 seg

Ep. 455 João Peça – Grupo de investigação está a procurar os genes responsáveis pelo autismo e pela esquizofrenia

September 21, 2018

ep455_interior-01Este grupo de investigação usa técnicas de engenharia genética para desenvolver animais modelo de autismo e esquizofrenia com o objetivo de identificar os genes responsáveis por estas doenças.​


João Peça, investigador principal no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), trabalha na área das neurociências para tentar perceber os vários fatores que influenciam os comportamentos sociais.

“Uma das abordagens que tomamos nos nossos estudos passa por identificar quais são os genes de suscetibilidade para doenças como o autismo ou como a esquizofrenia. Depois utilizamos esse conhecimento para tentar perceber qual é o papel de cada um destes genes no desenvolvimento destas patologias. Para tal, como não podemos fazer testes diretamente em humanos, precisamos de criar modelos, de criar ferramentas, que nos permitam estudar melhor estas doenças”, conta.

Parte do trabalho de João Peça passa por utilizar técnicas de engenharia genética que lhe permitem introduzir mutações associadas ao autismo e à esquizofrenia em animais como morganhos. Estes animais são depois usados como modelo para compreender os mecanismos por trás destas doenças.

“É com esse trabalho que depois conseguimos tentar perceber que ferramentas, ou que tipo de abordagens, podemos tomar para tentar melhorar o perfil da doença e, num sentido até mais básico, tentar em muitos casos perceber o que realmente está por trás das alterações comportamentais que depois nós conseguimos ver”, explica.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CNC

Scroll to top