medicina,
90 seg

Ep. 462 Luís Pereira de Almeida – Investigação quer restaurar a autofagia nas células cerebrais na doença de Machado-Joseph

October 02, 2018

ep462_interiorA autofagia é um processo usado pelas células para eliminar células mortas. Restaurar este mecanismo de regulação celular pode reverter os sintomas da doença Machado-Joseph.​


Luís Pereira de Almeida, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) e professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), está a estudar o mecanismo de autofagia com o objetivo de desenvolver novas terapias para a doença de Machado-Joseph.

“A investigação do meu grupo é focada na doença de Machado-Joseph. A doença de Machado-Joseph é uma doença que tem uma prevalência baixa, ou seja, é uma doença rara mas é uma doença que tem uma prevalência elevada em algumas regiões do nosso país, quer na região centro, quer no vale do Tejo, quer sobretudo nos Açores”, explica.

O grupo de Luís Pereira de Almeida tem contribuído para a investigação nesta doença, e uma das linhas de investigação principais procura compreender o mecanismo da doença e formas contrariar esse mecanismo.

“Entre algumas das contribuições que fizemos, identificámos que há um mecanismo que é muito importante ao nível do cérebro que é um mecanismo designado por autofagia, ou seja, um mecanismo em que nós conseguimos que as células de certa forma se comam a si próprias, que é um mecanismo que está defeituoso na doença de Machado-Joseph”, revela.

Segundo Luís Pereira de Almeida, quando este mecanismo é possível aliviar a doença e atrasar a sua progressão.

Para repor o normal funcionamento da autofagia celular a equipa do investigador está a testar uma estratégia de restrição calórica, que consiste em reduzir a quantidade de alimento ingerido por animais que sofrem desta doença.

Os animais que foram sujeitos à restrição calórica conseguiram ativar o mecanismo de autofagia e apresentaram melhorias nos sintomas da doença.

“Identificámos há algum tempo que estratégias como sejam as estratégias da restrição calórica são particularmente eficazes nos modelos pré-clínicos, nos modelos animais que nós temos no laboratório em ativar este mecanismo de autofagia e em aliviar a doença”, reforça.

Esta linha da descoberta do mecanismo da doença é uma linha que Luís Pereira de Almeida tem vindo a desenvolver na expetativa de poder contribuir para o desenvolvimento de uma nova terapia para a doença de Machado-Joseph.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | CNC

Scroll to top