medicina,
90 seg

Ep. 473 Henrique Girão – Investigação descobre novo marcador de diagnóstico para a hipertensão arterial pulmonar

October 17, 2018

ep473_interiorEsta investigação descobriu uma molécula de micro RNA que pode ser usada como marcador de diagnóstico para a hipertensão arterial pulmonar do lado direito do coração.


Henrique Girão, investigador na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), estuda os mecanismos que as células usam para comunicar entre si. A sua investigação permitiu descobrir a molécula micro RNA 424 que tem o potencial de ser usada como marcador de diagnóstico desta doença.

“O grande foco do nosso grupo é precisamente estudar os mecanismos que as células utilizam para comunicar entre si. As células podem trocar informação de diferentes formas, uma delas é na forma de exossomas. Os exossomas são pequenas vesículas que quando são libertadas por determinas células podem ser tomadas por outras células. Essas células que internalizam os exossomas podem modular ou alterar o seu comportamento e a sua resposta consoante a informação que é transportada dentro do exossoma”, explica.

Os exossomas são hoje vistos como entidades muito atrativas para o desenvolvimento de técnicas de diagnóstico, e como alvos terapêuticos. Nesse sentido, a equipa de Henrique Girão estudou os exossomas em modelos de hipertensão arterial pulmonar e identificou uma molécula, um micro RNA, denominado micro RNA 424 que pode servir como um marcador da doença.

A hipertensão arterial pulmonar é uma doença que ocorre quando a pressão arterial é anormalmente alta nas artérias pulmonares. Esta doença é caracterizada por provocar uma marcada diminuição da tolerância ao exercício físico e está associada a insuficiência cardíaca do lado direito.

“Alguns estudos de laboratório mostram que estes exossomas que são libertados ao nível do pulmão, e que transportam este micro RNA, quando chegam ao coração, levam um conjunto de alterações em termos de células, e em termos das proteínas das células que poderão, acreditamos nós, estar na base, ou pelo menos parcialmente no fenótipo, de algumas das manifestações associadas a esta doença, a hipertensão arterial pulmonar do lado direito do coração”, conlui.

Esta molécula apresenta-se assim como um possível marcador de diagnóstico para esta doença.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | FMUC

Scroll to top