bioquímica,
90 seg

Ep. 477 Vera Ribeiro – De que forma a falta de oxigénio altera o metabolismo de uma célula tumoral?

October 23, 2018

ep477_interior-01A resposta a esta questão pode ditar uma mudança de estratégia no desenvolvimento de fármacos para o combate ao cancro.


Vera Ribeiro, investigadora no Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e no Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve (UAlg), está a estudar como o metabolismo das células tumorais é alterado em situações de falta ou de ausência de oxigénio (hipoxia).

“O nosso trabalho de investigação tem o objetivo de identificar e compreender quais são as características genéticas que influenciam o metabolismo e a eliminação de compostos químicos, sejam esses compostos químicos um composto a que estamos expostos por exemplo a nível ambiental, ou a nível da nossa alimentação, um fármaco, ou ainda um composto endógeno produzido pelo nosso próprio organismo”, explica.

Recentemente, a equipa de Vera Ribeiro desenvolveu um trabalho sobre o efeito da hipoxia em células, com o objetivo de perceber como a atividade metabólica de eliminação de fármacos respondia em situação de ausência de oxigénio.

A hipoxia ocorre quando as células estão a uma concentração de oxigénio inferior à normal. Este efeito levou a investigadora a questionar se as células em hipoxia metabolizam da mesma forma o fármaco que as células em condições normais.

O interesse desta questão vai para além da curiosidade científica, podendo inclusive ser aplicada no tratamento de cancro.

Em um tumor sólido, as células mais interiores do tumor estão em hipoxia, contudo, a maioria dos fármacos são desenvolvidos a pensar em células com um metabolismo normal.

“Se desenvolvermos fármacos pensando em cada vez tratar melhor o cancro também é importante saber como é que as células do tumor se adaptam à ausência de oxigénio”, afirma.

Na sua investigação, Vera Ribeiro confirma ter descoberto evidências de que uma célula tumoral em hipoxia metaboliza de forma diferente o mesmo fármaco, quando comparada com uma célula normal.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CCMAR | UAlg

Scroll to top