ambiente,
90 seg

Ep. 493 Sónia Chelinho – Estudo quer conhecer o impacto de produtos de compostagem doméstica nos organismos do solo

November 14, 2018

ep493_interiorNuma perspetiva de economia circular, surgem todos os dias novos produtos oriundos da compostagem de resíduos orgânicos domésticos. Alguns destes produtos são depois usados como fertilizantes para agricultura, contudo, é ainda desconhecido qual o seu impacto na qualidade dos solos.​


Sónia Chelinho, investigadora de pós-doutoramento no Centre for Functional Ecology (CFE) da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver este projeto com o objetivo de conhecer o impacto que estes produtos podem ter nos organismos do solo.

“O conceito por trás da economia circular é acabar com aquela ideia de produzir, utilizar e deitar fora mas sim voltar a dar um novo uso aos materiais através da reciclagem ou do reaproveitamento, transformando-os em novos produtos com novas utilidades. A compostagem de resíduos orgânicos domésticos segue um bocadinho essa linha”, explica.

Com base nesta premissa, este projeto pretende avaliar as respostas biológicas dos organismos do solo que vão estar expostos a esses compostos quando eles são aplicados na agricultura.

Foram já realizados ensaios laboratoriais com diversas espécies presentes em solos agrícolas com o intuito de desenvolver uma tabela que atribui um determinado ranking de risco a cada um dos compostos analisados.

“Agora pretendemos fazer um ensaio de campo onde estamos a planear testar os compostos que se mostraram de maior risco na primeira fase de forma a confirmar ou não os resultados obtidos. Queremos também alargar a avaliação para outros parâmetros como seja avaliar a fertilidade do solo e o impacto nos microrganismos que vivem no solo”, revela.

Saiba mais sobre o investigadora em: Linkedin | Researchgate | UC

Scroll to top