educação,
90 seg

Ep. 494 Leonor Torres – 35% dos melhores alunos do secundário excluídos da primeira opção no acesso ao ensino superior

November 15, 2018

ep494_interiorEste estudo quis conhecer o perfil e o percurso dos alunos com melhor desempenho académico nas escolas públicas em Portugal.​


Leonor Torres, professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM) e investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da mesma universidade, coordena um projeto que se intitula “Entre Mais e Melhor Escola: A Excelência Académica na Escola Pública Portuguesa”, um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Os resultados deste estudo desenham o perfil de um aluno excelente como um aluno reprodutivo, que estuda pelos manuais, que elabora exercícios de forma intensiva para além da escola e que frequenta explicações.

“É um estudante que tende a ser pouco participativo na vida da escola, quer nas associações de estudantes, quer nos clubes, quer nos projetos, e é um jovem que tende a desenvolver comportamentos de lazer atípicos”, acrescenta.

Para Leonor Torres, estes comportamentos de lazer atípicos devem-se ao facto destes alunos darem prioridade ao estudo em detrimento da sua vida social. Isto leva a que, quando saem com os seus colegas, acabem por se envolver em comportamentos atípicos, como o consumo de álcool em excesso.

Este estudo também olhou para os percursos que estes alunos fazem após o fim do secundário. Entre a amostra analisada, cerca de 35% dos estudantes, muitos deles distinguidos com três medalhas de melhor aluno das suas respetivas escolas durante o secundário, foram excluídos da primeira opção de ingresso ao ensino superior. Ou seja, não conseguiram ingressar na sua primeira opção, não obstante as notas elevadas que conseguiram obter.

“Os resultados ainda revelam que ingressados no ensino superior o seu desempenho académico desce de forma muito substantiva, há aqui uma quebra do seu desempenho académico que é previsível também nestas idades e nesta faixa etária”, revela.

Saiba mais sobre o investigadora em: Researchgate | CIEd

Scroll to top