sociologia,
90 seg

Ep. 495 João Graça – Projeto quer incentivar a população portuguesa a reduzir o consumo de carne

November 16, 2018

ep495_interiorEste projeto tem como objetivo identificar os principais fatores de capacidade, oportunidade e motivação que permitam fazer a transição de uma alimentação à base de carne para uma alimentação de base vegetal.


João Graça, investigador no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (UL), quer com este projeto desenvolver iniciativas que permitam ajudar, incentivar e motivar as pessoas a reduzir o consumo de carne na sua alimentação.

“Temos evidência de que há necessidades de alteração profunda dos nossos hábitos alimentares e dos nossos hábitos de consumo, e estas necessidades de alteração implicam uma redução muito significativa dos níveis de consumo de carne. Este projeto visa assim informar os melhores caminhos de transição para uma alimentação de base vegetal tendo em consideração que há grupos de consumidores diferentes uns dos outros”, explica.

Para informar a população sobre os diferentes caminhos de transição, João Graça vai usar um modelo de mudança de práticas aplicado ao comportamento alimentar e à redução do consumo de carne.

Este modelo de mudança comportamental assume que a mudança depende de um conjunto de variáveis que estão alinhadas em três eixos fundamentais, a capacidade, a oportunidade, e a motivação.

Por um lado um eixo de capacidade, a capacidade para fazer a mudança, por outro lado um eixo de oportunidade, oportunidade do ponto de vista social e do ponto de vista material e, por fim, a motivação para fazer esta mudança.

“Depois de percebermos que variáveis chave em termos de capacidade, de oportunidade, e de motivação, estão em causa nos diferentes grupos de consumidores nesta ideia de transição para uma alimentação à base vegetal, vamos desenhar vários tipos de intervenção, como se fosse um catálogo de intervenções, para ir precisamente ao encontro das necessidades, das expetativas, e dos contextos dos diferentes grupos de consumidores”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | ICS

Scroll to top