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Ep. 50 Lourdes Mata – Participar nas compras de supermercado ajuda as crianças a aprender a ler mais cedo

January 30, 2017

ep050_interiorFamiliarizar as crianças desde cedo com as palavras do dia-a-dia, em listas de compras, embalagens de leite ou de outros produtos, ajuda as crianças a desenvolver as suas capacidades de leitura.​


Lourdes Mata, psicóloga no ISPA – Instituto Universitário, estuda a forma como comportamentos de apoio à literacia em ambiente familiar ajudam as crianças em idade pré-escolar a desenvolver a sua capacidade de leitura.

Na investigação que Lourdes Mata desenvolve, tem-se verificado que crianças oriundas de meios familiares onde a escrita está presente e os pais conseguem que as crianças participem nas diferentes atividades onde se lê e se escreve, os filhos têm geralmente mais conhecimentos e diferentes conhecimentos sobre a linguagem escrita, quando comparados com outras crianças onde isso não acontece.

“Uma das linhas principais de investigação que tenho desenvolvido diz respeito precisamente à literacia familiar. Isto de literacia familiar são as práticas de literacia que ocorrem naturalmente em contexto familiar. O que temos verificado é que famílias onde se consegue interagir mais com as crianças em práticas que nós chamamos do dia-a-dia, como as listas de compras do supermercado, como os recados que se mandam para a educadora ou como a leitura da embalagem da papa ou do leite, tudo isso, leva a que as crianças em contexto e em situação natural se apercebam de que a escrita tem uma funcionalidade e começam-se a aperceber de que por exemplo, ‘leite’ se escreve sempre da mesma maneira, com as mesmas letras”, conta.

Através da participação em atividades do dia-a-dia as crianças começam a reconhecer as letras e até, inclusive, algumas palavras. Outro método para ajudar as crianças a aprender a ler passa pela leitura ativa de histórias com a participação direta da criança, motivando-a a reconhecer algumas das palavras ilustradas no livro.

Lourdes Mata conclui que qualquer coisa que é feita informalmente em contexto familiar pode ter um impacto muito grande em termos da aprendizagem das crianças.

Saiba mais sobre a investigadora em: ResearchGate | ISPA

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