saúde pública,
90 seg

Ep. 509 Pedro Saint-Maurice – Trinta minutos de atividade física diária ajuda a prevenir a mortalidade

December 06, 2018

ep509_interiorEstacionar o carro mais longe, usar as escadas em vez do elevador, ou ir a um piso diferente tomar o seu café. Todas estas pequenas atividades somadas ajudam a prevenir a mortalidade, desde que no fim do dia o tempo total não seja inferior a trinta minutos.​


Pedro Saint-Maurice, investigador de pós-doutoramento no National Cancer Institute (NIC) nos EUA, desenvolve o seu trabalho de investigação sobre os benefícios da atividade física para a prevenção de doenças crónicas e da mortalidade por doenças cardiovasculares ou por cancro.

As recomendações para a atividade física nos EUA recomendam que as pessoas devem realizar trinta minutos de atividade física diária e que esses trinta minutos devem ser segmentados em períodos de pelo menos dez minutos.

“Isto foi uma questão que despertou muito o nosso interesse. Já existe mais ou menos há trinta anos nas recomendações. É assumido que é verdade e o nosso grupo de investigação decidiu revisitar este pressuposto”, revela.

Para desenvolver este estudo, Pedro Saint-Maurice usou os dados de uma coorte populacional, com cerca de 20 mil participantes, representativa da população adulta dos EUA que foi monitorizada para a atividade física durante sete anos.

“Foi-nos possível saber durante esses sete anos quem faleceu, como faleceu e a partir desse momento podemos começar a estudar a relação entre a atividade física que era feita e o tal risco de mortalidade controlando para uma série de fatores”, acrescenta.

Estes dados permitiram à equipa de Pedro Saint-Mauirce perceber que fazer trinta minutos ou mais de atividade física são de facto benéficos para prevenir a mortalidade.

Contudo, a conclusão mais interessante deste estudo foi que esses trinta minutos podem ser fracionados em quantidades inferiores a dez minutos, de dois ou três minutos.

“Desde que o montante fosse igual nós descobrimos que o risco para mortalidade era o mesmo. Todos os minutos contam, desde estacionar o carro e andar mais um bocadinho a pé até ao local de trabalho, desde usar as escadas em vez do elevador, todos os minutos contabilizados para atividade física podem ser somados para os tais trinta e ter os benefícios que estão associados à atividade física”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | twitter | Researchgate | NIC

Scroll to top