medicina,
90 seg

Ep. 512 João Sérgio Neves – Investigação não encontra relação entre a pré-diabetes e a doença renal crónica

December 11, 2018

ep512_interiorApesar de a diabetes ser um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal crónica, este estudo não encontrou a mesma relação em pacientes com pré-diabetes. Estes resultados permitem priorizar o tratamento preventivo da doença renal crónica em pacientes com pré-diabetes para outros fatores de risco como a hipertensão.​


Para chegar a estas conclusões, João Sérgio Neves, médico de endocrinologia no Hospital de São João e investigador na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), usou dados do estudo SPRINT, um estudo internacional multicentro de controlo da hipertensão.

“É bem sabido que a diabetes é o principal fator de risco para a doença renal crónica, sendo que a pré-diabetes é um estado de maior risco para o desenvolvimento de diabetes. Sabe-se também que a pré-diabetes está associado à hipertensão, à dislipidemia, e a outros fatores de risco que também podem contribuir para doença renal crónica mas havia a dúvida se a pré-diabetes por si só poderia ou não ser associada a um maior risco de doença renal crónica”, explica.

A equipa de João Sérgio Neves recorreu então aos dados do estudo SPRINT, um estudo que tinha por objetivo perceber se uma intervenção mais intensiva na hipertensão poderia diminuir o risco de doença cardiovascular, e observaram que, por si só, a pré-diabetes não se associou a um aumento do risco da doença renal crónica.

Estes resultados sugerem que para uma pessoa com pré-diabetes com o objectivo de prevenir o desenvolvimento de doença renal crónica, uma das medidas mais importantes será a prevenção da progressão para diabetes com as medidas de estilo de vida e com uma maior prática de exercício e actividade física, e com uma alimentação saudável.

“Adicionalmente, é muito importante controlar os outros factores de risco que sabemos que se associam à pré-diabetes e o mais importante disto será a hipertensão”, alerta.

Segundo João Sérgio Neves, os doentes com pré-diabetes têm muito mais frequentemente hipertensão e a hipertensão se não for controlada irá consistir um maior risco de progressão para a doença renal crónica.

“O foco nas doenças associadas à pré-diabetes e na prevenção da progressão do estádio da pré-diabetes para diabetes é o mais importante para prevenir a doença renal crónica nos doentes com pré-diabetes”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | FMUP

Scroll to top