astrofísica,
90 seg

Ep. 55 João Magueijo – Desligar a Gravidade como alternativa ao modelo do Big Bang

February 06, 2017

ep055_interiorDesde Einstein que vemos a velocidade da luz como uma constante cosmológica. Mas, e se a velocidade da luz não for constante? E se pudéssemos desligar a Gravidade?


João Magueijo, físico e cosmólogo na Imperial College de Londres, propõe um novo modelo os primórdios do Universo que vai além da singularidade inicial prevista no Big Bang. O dilema atual, conhecido como Problema do Horizonte, sugere que o Universo tenha atingido uma temperatura uniforme muito antes de fotões capazes de carregar energia conseguissem chegar a todos os cantos de um Universo em expansão, especialmente se estes viajassem a uma velocidade constante.

A teoria mais aceite para a resolução deste problema é a teoria da inflação, que sugere que depois do Big Bang a temperatura do Universo estabilizou antes de iniciar uma rápida expansão.

João Magueijo não vê esta solução como satisfatória e propõe que no início do Universo, a luz e a gravidade viajavam a velocidades diferentes. Isto permitiria que os fotões tivessem tempo suficiente para viajar até todos os cantos do Universo, desta forma ajudando a atingir um equilíbrio de temperatura.

“Acho que toda a gente acha que o Big Bang não existe. É um modelo que funciona bem depois do Big Bang propriamente dito. A expansão do Universo é uma coisa que pouca gente questiona. Agora a ideia de o Universo ter sido todo um ponto inicialmente na qual a densidade é infinita, onde tudo é infinito, onde não havia tempo antes, acho que isso é um pouco insatisfatório e há muitas teorias que basicamente tentam ir além do Big Bang. Essencialmente, captar os aspetos mais tardios do Big Bang, porque isso é facto, mas remover a ideia de uma singularidade inicial, de uma coisa infinita inicial e construir uma história antes do Big Bang propriamente dito.”

João Magueijo propõe então a possibilidade da realidade desligar o que chamamos de simetria conforme. No fundo, o físico sugere retirar constantes como a gravidade e a velocidade da luz da equação. “Fazer a gravidade desaparecer completamente da teoria, a certa altura, no princípio do Big Bang, a altas energias, a energias muito grandes ou a distâncias muito pequeninas. É uma tentativa de resolver o problema eliminando-o, no fundo quer dizer que a gravidade desliga e é nisso que tenho estado a trabalhar.”

“A possibilidade da cosmologia no fundo ser uma pista, um enigma para o que é a gravidade quântica. Trabalho com cosmologia na possibilidade de encontrar uma pista para a gravidade quântica”, conta.

Esta proposta desenvolvida por João Magueijo e Niayesh Afshordi do Perimeter Institute deu origem a um artigo publicado na revista científica Physical Review em Novembro de 2016.

Saiba mais sobre o investigador em: ResearchGate | Imperial College

Foto: Público

Scroll to top