sociologia,
90 seg

Ep. 555 João Mourato – Municípios portugueses participam em projeto de mitigação das alterações climáticas

February 08, 2019

ep555_interiorEste projeto quer fazer a ponte entre governos, municípios e instituições locais com vista à transição energética para a mitigação das alterações climáticas.​


João Mourato, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), coordena o projeto BEACON em conjunto com Gil Penha-Lopes (FCUL), um projeto que envolve os municípios de Loulé, Viana do Castelo, Setúbal, Ansião e Coruche, em Portugal, e mais 28 municípios da Polónia, República Checa, Roménia, Grécia e Alemanha.

“Procurámos criar um quadro de municípios que fizesse um retrato o mais aproximado possível das diferentes realidades que há em Portugal. Ou seja, temos desde municípios pioneiros que já têm uma larga experiência e prática na implementação de soluções alternativas a nível da mitigação às alterações climáticas, nomeadamente ao nível da produção de energia e ao nível de energias sustentáveis, e também com municípios que ainda têm uma experiência muito residual, embrionária, ou mesmo quase inexistente”, explica.

A ideia deste projeto passa por criar uma comunidade de municípios que possa entre si trocar experiências quer a nível nacional, quer a nível internacional.

O objetivo é transferir este conhecimento desenvolvido a nível europeu e adaptá-lo ao contexto nacional e local de cada município.

“Depois, a um nível mais global, queremos expor todos estes parceiros, todas estas autarquias locais, a um conjunto de peritos, reconhecidos nas suas diferentes áreas, que sirvam de inspiração à criação de novas soluções que depois possam ser implementadas”, revela.

O projeto “Bridging European and Local Climate Action” (BEACON) é financiado pela German European Climate Initiative (EUKI, sigla em alemão).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | ICS

Scroll to top