biologia,
90 seg

Ep. 561 Joana Paupério – Projeto AGRIVOLE vai estudar a dinâmica dos roedores nos ecossistemas agrícolas

February 18, 2019

ep561_interiorOs roedores têm um papel importante na manutenção dos ecossistemas agrícolas. Este projeto quer estudar o impacto das práticas agrícolas na comunidade destes roedores.​


Joana Paupério, investigadora do CIBIO-InBIO, está a desenvolver o projeto AGRIVOLE, um projeto que pretende avaliar os diferentes impactos das práticas agrícolas nos seus ecossistemas e nas comunidades de seres vivos que neles habitam.

O projeto AGRIVOLE vai avaliar como as práticas agrícolas influenciam a comunidade dos roedores, e qual o impacto desta dinâmica na ocorrência de prejuízos quer para a agricultura, quer para a conservação destas espécies.

Para estudar estas comunidades, Joana Paupério vai recolher regurgitado de corujas para identificar que espécies de roedores existem num determinado local e qual a sua abundância. Este projeto vai também usar ferramentas moleculares para determinar a dieta dos roedores com o objetivo de conhecer as espécies de plantas e de insetos que estes comem com mais frequência.

“Este projeto vai utilizar metodologias diversas, por um lado, metodologias mais ecológicas e de avaliação da estrutura do habitat da zona que vai ser estudada. Vamos também usar a dieta das corujas para estudar a comunidade dos roedores e vamos estudar depois ferramentas moleculares também que nos vão permitir analisar a dieta das espécies para perceber exactamente que espécies é que são recurso para os roedores”, explica.

Vão também ser usadas metodologias moleculares para estudar a diversidade das plantas que compõem o ecossistema agrícola.

O projeto AGRIVOLE – The role of voles in agroecosystems: Linking pest management to biodiversity conservation under environmental change é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e conta com a participação de investigadores da Universidade de Évora, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da North Dakota University (EUA) e da University of Idaho (EUA).

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CIBIO-InBIO

Scroll to top