tecnologia,
90 seg

Ep. 580 Ricardo Campos – “Conta-me histórias”, o arquivo de notícias que permite viajar pelo tempo

March 15, 2019

ep580_interiorMais que um arquivo de sites e notícias em português, esta plataforma permite ao utilizador pesquisar por um certo tema e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.​


Ricardo Campos, professor do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e Investigador do LIAAD – Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão do INESC TEC, é o líder da equipa de investigação que desenvolveu o "Conta-me histórias", um projeto online que utiliza a informação armazenada pelo arquivo da web portuguesa, o Arquivo.pt, para oferecer aos utilizadores uma narrativa temporal sobre qualquer assunto que tenha sido objeto de cobertura noticiosa.

Inspirado pela música dos Xutos e Pontapés com o mesmo nome, o “Conta-me histórias” pretende contar ao utilizador a história de algo que ele não viu.

Esta plataforma faculta o acesso às notícias mais relevantes sobre um determinado tema durante um período de tempo definido pelo utilizador.

“Aquilo que o ‘Conta-me histórias’ disponibiliza é algo que não é sequer possível de fazer com o Google. Não existe nenhum Google Temporal ou um Google Arquivo por assim dizer pelo que, se pretendermos ter acesso a notícias do passado, isso não é possível no Google pelo simples facto que elas não foram armazenadas sequer em tempo oportuno, ou seja, desapareceram”, explica.

Esta plataforma pretende assim afirmar-se como uma ferramenta útil para validar e confirmar a informação publicada pelos órgãos de comunicação social e partilhada nas redes sociais.

“Nesse sentido e numa altura em que falamos tanto do aumento exponencial do volume de dados que é um fenómeno conhecido pelo Big Data, e em que falamos tanto das fake news e do fact checking, esta falta de preservação de conteúdos digitais a que assistimos pode ser encarada como uma enorme contrariedade para apurar a verdade dos factos”, alerta.

Para Ricardo Campos o “Conta-me histórias” pode dar um importante contributo para uma democracia mais verdadeira e transparente, através do acesso a informação que se julgava perdida.

Além de Ricardo Campos, participaram também no projeto Arian Pasquali, Vítor Mangaravite, Alípio Jorge e Adam Jatowt.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | INESC TEC | IPT

Scroll to top