eng. materiais,
90 seg

Ep. 62 António Completo – Tecido com base em colagénio para reparação de articulações

February 15, 2017

ep062_interiorImitar as propriedades mecânicas das cartilagens naturais para desenvolver materiais com aplicações na reparação articular é o objectivo deste projecto.


António Completo, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro (UA), está a desenvolver um tecido com base em colagénio capaz de mimetizar a nossa cartilagem, com aplicações na substituição e reparação de tecido ósseo.

O investigador está a tentar desenvolver uma estrutura de cartilagem em que a organização das fibras de colagénio replique a estrutura da cartilagem humana: “Isso passa por termos uma anisotropia da distribuição do colagénio, ou seja termos diferentes propriedades ao longo da espessura da cartilagem, consoante a cartilagem estiver mais perto de um osso, ou em contacto com o seu par do outro osso.”

Segundo António Completo, o que dá estas propriedades mecânicas à cartilagem que está a desenvolver é essa organização anisotrópica, que permite às fibras de colagénio estarem dispostas em forma de arco. Essa organização em arcada das fibras de colagénio permite-lhe ter propriedades resistentes e outras que vão sendo diferentes ao longo da sua espessura.

Este tecido pode ser aplicado na substituição e reparação articular quando ocorrem danos ao nível da cartilagem. “Em vez de mais tarde ou mais cedo podermos ser condenados à utilização de uma prótese, seria então possível substituir a parte danificada por um tecido que é cultivado in vitro mas que tem as propriedades mecânicas equivalentes às propriedades dos nossos tecidos naturais”, completa.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn | UA

Scroll to top