psicologia,
90 seg

Ep. 84 José Ornelas – Projeto Europeu oferece casas e acompanhamento a sem-abrigo

March 17, 2017

ep084_interiorCom base no conceito “Housing First” (casas primeiro) este projeto começa por atribuir logo à partida uma casa aos sem-abrigo, oferecendo-lhes também acompanhamento psiquiátrico, educacional e de integração nas comunidades onde estes vão passar a habitar.​


José Ornelas, investigador no ISPA – Instituto Universitário, é o responsável pelo projeto Home.EU que está desde 2010 a acompanhar um grupo de cerca de cinquenta sem-abrigo em Lisboa a quem lhes foi atribuída uma casa no âmbito desta iniciativa.

Este programa tem como objectivo transitar diretamente e em primeiro lugar os sem-abrigo para uma casa, independentemente da situação em que estes se encontram na rua. Após esta transição uma equipa de intervenção vai intervir no sentido de integrar a pessoa na nova comunidade, ao mesmo tempo que a ajuda a resolver outros problemas, sejam estes do foro psiquiátrico ou social.

“Em Lisboa este programa fez a transição de 50 pessoas para casa em 2010 em seis meses. Do grupo dos 50, obtivemos uma estabilidade habitacional, ou seja as pessoas mantêm a casa, de 85 a 90%. 85% nos primeiros dois anos e depois progressivamente atingiu os 90% de estabilização”, descreve José Ornelas.

Segundo o investigador este resultado é muito significativo pois, aliada à estabilização da adaptação, também é visível uma “redução drástica, praticamente inexistente, de internamentos psiquiátricos”.

“Alcançámos também uma redução significativa no consumo de álcool e de drogas e em relação às pessoas com doença mental, como por exemplo, a esquizofrenia, há também uma redução significativa da sintomatologia”, acrescenta.

Perante estes resultados promissores, José Ornelas acredita que esta iniciativa pode resolver a situação dos sem-abrigo na União Europeia: “Vejam os resultados tão significativos, tão promissores e vejam como é que poderíamos resolver esta situação dos sem-abrigo na União Europeia de forma mais eficaz e mais económica”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | ISPA

Scroll to top