tecnologia,
90 seg

Ep. 85 Mário Amorim Lopes – Sistema de Gestão inteligente permite poupar até 5 milhões de euros no orçamento de um grande Centro Hospitalar

March 20, 2017

ep085_interiorKnowlogis é o nome do sistema que permite gerir de forma inteligente o orçamento de um grande Centro Hospitalar como o São João ou o Santa Maria, fornecendo ao gestor um conjunto de ferramentas que lhe permitem antever necessidades de aquisição de medicamentos e outros equipamentos hospitalares.​


Mário Amorim Lopes, investigador no INESC TEC e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o responsável por este projeto desenvolvido no INESC TEC em parceria com a Glintt.

O Knowlogis tem como objetivo desenvolver aquilo um dashboard de gestão inteligente. “Tendo em conta a grande quantidade de informação que existe nos hospitais, nos sistemas de informação e nas bases de dados de serviços clínicos, queremos usar essa informação para de uma forma ativa sugerir melhorias que o Hospital pode implementar para funcionar de forma mais eficiente”, descreve.

“Para termos ideia de como este projecto pode ser importante consideremos um grande Centro Hospitalar que gere um orçamento de mais ou menos 300 milhões ao ano, isto é um grande Centro Hospitalar como o São João no Porto, ou o Santa Maria em Lisboa. Cerca de 40% desse orçamento é dirigido para tudo o que permite que o Hospital esteja a funcionar, tirando médicos e enfermeiros, portanto todo o material clínico, todos os medicamentos, toda a estrutura que garante que o hospital consegue entregar cuidados de saúde ao paciente”, explica.

O Knowlogis vai trabalhar sobre esses 40%, que correspondem a cerca de 100 milhões de euros. Mário Amorim Lopes acredita que as medidas sugeridas por este sistema vão permitir ao gestor hospitalar ter um ganho de pelo menos 5% ao ano: “Estamos a falar de 5 milhões de euros que podem ser poupados por ano, por hospital.”

“Se o Hospital está focado, e bem, a zelar pela saúde do paciente, acreditamos que o Knowlogis vai estar a zelar pela saúde do Hospital, e que vai fazer com que o Hospital consiga fazer mais com menos e seja mais eficiente”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedInResearchgate | FEUP

Foto Banner: DR

Scroll to top