música,
90 seg

Ep. 86 Manuel Pedro Ferreira – Investigação recupera música litúrgica medieval e replica-a em concerto

March 21, 2017

ep086_interiorO Mosteiro de São João de Tarouca em Lamego foi o palco para um concerto de música litúrgica medieval, inspirado na reconstituição de hinos da hora do ofício divino interpretados na época por monges cistercienses.​


Manuel Pedro Ferreira, investigador do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH UNL), foi o responsável pela recuperação destes hinos e pela organização do concerto, composto por um elenco de vinte intérpretes.

“O concerto surge de um convite direto do diretor do Museu de Lamego que quis de alguma forma animar culturalmente um espaço que esteve ao abandono durante muito tempo, o Mosteiro de São João de Tarouca, e que foi recentemente restaurado com as ruínas novamente postas a descoberto e novamente estudadas”, explica.

Recorrendo a diversas fontes históricas, como breviários e cerimoniais, Manuel Pedro Ferreira, reconstruiu a hora de vésperas do ofício divino cisterciense que compôs o foco do concerto. “O concerto iniciou com um hino processional de Arouca do início do século XIII. Sendo um mosteiro cisterciense houve a ideia de tentar reconstruir uma parte do que teria sido essa vivência litúrgica cisterciense e nesse momento eu propus que se fizesse uma reconstituição de uma hora do ofício divino e fui escolher uma hora que é suficientemente solene e importante mas não demasiado longa, que é a hora de vésperas”, acrescenta.

Este concerto foi realizado em São João de Tarouca e envolveu vinte intérpretes. Manuel Pedro Ferreira foi o responsável pela programação do concerto, pela escolha dos cantores, pelos ensaios e pela produção local do evento.

O repertório do concerto foi gravado para um álbum que estará disponível em breve.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedInResearchgate | CESEM

Scroll to top