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Ep. 877 Cláudia Soares – Projeto BIGMATH usa computação paralela para desenhar humanos digitais

June 16, 2020

ep877_interiorEste projeto está a desenvolver humanos digitais, reconstruções 3D de pessoas que se conseguem mover, mostrar emoções e produzir fala. Estes humanos digitais são normalmente usados em videojogos e na indústria cinematográfica.


Cláudia Soares, investigadora no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e professora no Instituto Superior Técnico (IST), está a usar uma técnica de computação, conhecida por computação paralela, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de humanos digitais.

Para desenhar um humano digital é preciso um grande poder computacional a trabalhar durante muito tempo. O objetivo do projeto BIGMATH é reduzir o tempo de produção, que atualmente pode demorar vários dias, para quase tempo-real.

Para tal este projeto recorre a computação paralela, uma forma de computação em que vários cálculos são realizados ao mesmo tempo, operando sob o princípio de que grandes problemas podem ser divididos em problemas mais pequenos, com cada processador a resolvê-los ao mesmo tempo.

Os humanos digitais são atualmente aplicados em videojogos e em filmes como duplos ou até mesmo como personagens principais.

No futuro próximo, Cláudia Soares crê que esta tecnologia poderá ser usada para desenvolver hologramas de humanos digitais para habitar em espaço público connosco, ou para nos fazer companhia.

“A aplicação no cinema e nos videojogos já existe mas exige muito trabalho de artista e muito tempo de computação, o que fica ainda muito caro. O nosso trabalho é reduzir esse custo”, reforça.

O projeto BIGMATH é financiado no âmbito de uma bolsa do programa europeu Marie Curie, e conta com o apoio da 3Lateral, uma empresa afiliada com a Epic Games.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | ISR | IST

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