tecnologia,
90 seg

Ep. 89 Nuno Borges Carvalho – Acabar com as baterias através da transmissão de energia sem-fios

March 24, 2017

ep089_interiorCom base no trabalho de Nikolas Tesla, estão a ser desenvolvidos métodos de transmissão de energia sem-fios com o objectivo de reduzir o tamanho das baterias, ou até mesmo eliminá-las, em objectos tão variados como telemóveis, comandos de televisão, e em veículos como carros ou camiões.​


Nuno Borges Carvalho, professor no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro (UA) e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), está a desenvolver um projecto europeu focado no aumento da autonomia eléctrica de dispositivos através da transmissão de energia sem-fios.

“Uma das áreas em que temos realizado trabalho de investigação científica é na área da transmissão de energia sem-fios, pegando nas ideias inicias de Nikolas Tesla, para ver o que conseguimos fazer com a tecnologia actual para tipicamente retirar as baterias, ou pelo menos minimizar a utilização de baterias em sensores e em gadgets eléctricos. Idealmente queremos acabar quer com os fios eléctricos que dão alimentação aos dispositivos, quer com as baterias”, explica.

O grupo de Nuno Borges Carvalho encontra-se a desenvolver uma acção cost da comunidade europeia com o objectivo principal de tornar autónomo tudo que seja eléctrico. “Autónomo no sentido de não ter fios e, de preferência, de não ter as baterias ou de pelo menos reduzir as baterias. Isto pode ser tão simples quanto o telecomando lá de casa, nesse caso tivemos um projecto que se chamava CReATION em que na prática o que nós fizemos foi remover as pilhas de um telecomando televisivo e provámos que é viável ter um telecomando sem pilhas.”

Neste exemplo, as pilhas foram substituídas por uma antena de rádio embebida na televisão que alimentava o telecomando e permitia que este funciona-se, mesmo sem qualquer bateria interna.

As possibilidades de aplicação desta tecnologia são inúmeras. Desde mesas ou superfícies que carregam telemóveis e outros aparelhos, sem a necessidade destes estarem ligados através de uma corrente, até estradas capazes de fornecer energia a automóveis eléctricos que nelas circulem.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedInResearchgate | IT

Scroll to top