robótica,
90 seg

Ep. 93 Alexandre Bernardino – Projeto AHA desenvolve robot que ajuda idosos a fazer exercício

March 30, 2017

ep093_interiorProjeto de assistência a idosos desenvolveu um robot capaz de interagir com pessoas e de as orientar durante programas de exercício desenvolvidos para promover a saúde e o envelhecimento ativo.​


Alexandre Bernardino, professor do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), esteve envolvido no projeto AHA (Augmented Human Assistance) promovido pelo programa CMU Portugal, com o objetivo de desenvolver um robot capaz de ajudar as pessoas a fazer programas de exercício.

“Imaginemos que se está num lar de idosos. Se o robot tem na agenda a marcação do exercício da D. Maria para as 14h, ele irá ter com ela, diz-lhe ‘boa tarde D. Maria está na hora do seu exercício, vamos fazer o seu exercício se faz favor, siga-me’. Ao mesmo tempo, o robot projeta no chão algumas indicações, como por exemplo umas setas para indicar onde a D. Maria tem que se deslocar e, quando estão num sítio adequado para fazer o exercício, ele então projeta o exercício no chão ou na parede e controla os movimentos da D. Maria para se certificar que ela cumpre o exercício da melhor forma possível”, conta.

O grupo de Alexandre Bernardino está a pensar usar sistemas robóticos com mobilidade que permitam pôr as pessoas mais envolvidas no exercício, em particular grupos que têm necessidades especiais, como pessoas mais idosas, ou pessoas que tenham algumas deficiências motoras.

“O robot pode ir atrás das pessoas, reconhecê-las, entrar em contacto com elas para promover o exercício, ou propor um exercício para ser feito na altura. Outra componente é a monitorização do exercício. O robot tem sensores que permitem verificar se o exercício está a ser bem feito, e sugerir algumas correções”, afirma.

Além da possibilidade de dar feedback diretamente à pessoa, este robot com aspeto humanoide fornece às pessoas uma presença física, e uma interação emocional importante para as manter interessadas e motivadas pelo exercício.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedInResearchgate | IST | ISR

Scroll to top