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Ep. 96 Ana Paula Marques – Projeto está a mapear as empresas familiares na região norte

April 04, 2017

ep096_interiorAs empresas de origem familiar são muitas vezes o principal impulsionador da economia local. Este projeto está a desenvolver um mapeamento destas empresas na região norte de Portugal, mais concretamente no Douro, Minho e Trás-os-Montes.​​


Ana Paula Marques, professora de Sociologia na Universidade do Minho (UM) e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) da mesma universidade, está a coordenar este projeto que tem como objetivo criar uma base de dados capaz de ajudar os decisores políticos a apoiar as empresas familiares.

Para a socióloga, é importante conhecer o panorama das empresas familiares em Portugal, pois ainda não existem dados suficientes para se desenhar um mapa da realidade destas empresas. “Há um grande debate em torno da definição do conceito de empresas familiares, não há propriamente um consenso. Do ponto de vista do conhecimento sistemático em termos estatístico, e no caso português em concreto, não há informação exaustiva e fiável no sentido de nos dizer quantas das pequenas e médias empresas (PMEs), ou das grandes empresas, são familiares”, explica.

Alguns dos desafios deste projeto passam pela pouca visibilidade institucional que é dada às empresas familiares, e pelo caráter reservado que muitas destas apresentam. “É importante dar visibilidade institucional às empresas familiares, porque estas são uma base relevante para pensarmos em políticas ajustadas e orientadas para esta realidade. São os decisores políticos que primeiro devem fazer esta pressão para conhecerem melhor a realidade das empresas familiares. Uma outra questão ligada a esta invisibilidade das empresas familiares tem a ver com um carácter mais reservado das mesmas. Muitos de nós não têm noção do valor e da importância que as empresas familiares têm dentro das suas comunidades. Em alguns casos são almofadas perante situações de conflito ou de desemprego de um ou vários membros da família”, completa.

Este projeto vai criar uma base de dados exaustiva de sinalização de empresas familiares que se encontrem ainda em atividade. Após a recolha dos dados será selecionada uma amostra de empresas familiares que será sujeita a uma série de entrevistas e questionários, para aprofundar o conhecimento sobre as mesmas.

Além do mapeamento, serão também desenvolvidas ações de formação e workshops com o objetivo de ajudar as empresas familiares a responder às diversas situações que se apresentam como obstáculos ao seu atual desenvolvimento.

Toda esta informação estará disponível online no site Roadmap

Saiba mais sobre a investigadora em: Google Scholar | U. Minho

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