agricultura,
90 seg

Ep. 984 José Muñoz Rojas – Projeto SUSTAINOLIVE avalia a sustentabilidade da produção de azeite no Alentejo e em Trás-os-Montes

December 17, 2020

ep984_interiorEm Portugal este projeto vai estudar de forma aprofundada os sistemas de produção de azeite no Alentejo e em Trás-os-Montes.​


José Muñoz Rojas, investigador no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora (), está a desenvolver o projeto SUSTAINOLIVE, um projeto Europeu que visa avaliar a sustentabilidade socioeconómica e ambiental do olival e do sistema de produção de azeite no Mediterrâneo.

As duas regiões em análise foram escolhidas por apresentarem um grande contraste nos seus respectivos sistemas de gestão do olival.

O Alentejo e Trás-os-Montes são duas das principais regiões produtoras da azeite com características muito diversas. Enquanto em Trás-os-Montes é praticada uma agricultura familiar, de montanha, e com pouca produção, no Alentejo são usadas técnicas intensivas e de extensão rápida do olival.

A partir da análise destas regiões foram selecionados 12 produtores com diferentes características. Em cada uma destas parcelas vão ser avaliados todos os passos da produção de azeite, desde o campo até ao lagar.

No final do projeto será criado um workpackage destinado a juntar toda a informação colhida com base em indicadores socioecológicos, com o objetivo de fornecer aos produtores indicadores complexos de sustentabilidade que lhes permitam otimizar a sua produção.

O projeto SUSTAINOLIVE é financiado pelo programa PRIMA – Partnership for Research and Innovation in the Mediterranean Area, e pela Comissão Europeia através da iniciativa Horizonte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar |

Scroll to top