Está a ser desenvolvida uma aplicação que vai ajudar as assistentes sociais a organizar os serviços de apoio domiciliário de forma mais eficiente.
Isabel Gomes, docente no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT) e investigadora no NOVA Math – Centro de Matemática e Aplicações, participa no projeto OHCare com o objetivo de desenvolver uma plataforma de apoio à tomada de decisão no contexto do apoio domiciliário.
“O que nós pretendemos fazer, no fundo, é apoiar as instituições que prestam serviços de apoio ao domicílio, que são, usualmente, a idosos ou a pessoas com autonomia reduzida, através de uma ferramenta que lhes permita fazer uma afetação dos cuidadores às visitas de uma forma mais eficiente”, explica.
A ideia é libertar os assistentes sociais que gerem este tipo de serviços para outras tarefas. Hoje em dia, muito deste planeamento é feito numa base diária com lápis e papel.
Esta ferramenta trata-se de uma aplicação móvel que irá ter uma base de dados com informação dos utentes e dos cuidadores, e que, com base em algoritmos de aprendizagem automática, irá propor soluções que permitam, por exemplo, programar visitas e gerir os horários dos cuidadores de forma mais eficiente.
O NOVA Math é responsável pelo desenvolvimento dos algoritmos que servirão de base para o desenvolvimento desta aplicação.
Esta aplicação terá uma interface visual que mostra o serviço de cada cuidador, assim como a agenda dos utentes, ao longo de um determinado período de tempo.
“Que casas vão visitar, a que horas o vão fazer, que tipo de serviço é que têm que fazer, quando é que começam, quando é que acabam, todo esse tipo de informação”, acrescenta.
O projeto OHCare: Optimizing Home Care Social Services é financiado através de fundos europeus.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | NOVA FCT
