
Este projeto pretende recuperar sapatos usados e reintroduzi-los no mercado.
Hélder Araújo, professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra (UC) e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), está a desenvolver o projeto REMAIN, uma iniciativa que visa dar uma nova vida a sapatos usados.
No mundo ocidental há um problema com o excesso de sapatos que as pessoas deitam para o lixo, muitas vezes em bom estado e em razoáveis condições.
Este projeto procura determinar entre esses sapatos que são descartados, quais podem ser reciclados, e quais podem ser reutilizados e reconstruídos.
A ideia não é destruir o sapato e recuperar os materiais para a sua reconstrução, mas sim reconstruí-los antes disso. Ou seja, identificar aqueles que estão num estado ainda bastante aceitável, e que, através de alguns processos de remanufatura, podem ser reintroduzidos no mercado.
Neste momento, estão a ser desenvolvidos algoritmos que permitem fazer a identificação dos defeitos, e determinar automaticamente a partir de um conjunto de exemplos qual o grau dos defeitos, de modo a saber se o sapato pode ser reutilizado ou não.
Neste projeto, participam também investigadores que estão a trabalhar diretamente com manipuladores no sentido de desenvolver uma solução para remover a sola do resto do corpo do sapato.
Muitos dos sapatos que são deitados fora são sapatos que têm a sola parcialmente ou quase completamente separada do resto do corpo do sapato. Nestes casos, a ideia é resolver esse problema do descolamento ou da separação da sola, para que o sapato possa ser recuperado e reintroduzido no mercado.
O projeto REMAIN – Robotic Remanufacturing of Deformable Industrial Products é financiado pelo programa Interreg Sudoe.
Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate
