O principal objetivo deste projeto é formar uma nova geração de 11 doutorandos na área da robótica agrícola.
David Portugal, professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra (UC) e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), está a promover o desenvolvimento da robótica agrícola no âmbito do projeto AIGreenBots.
Este projeto tem por base uma rede doutoral de mobilidade europeia no âmbito das ações Marie Curie, centrada nos tópicos da inteligência artificial e da fusão multissensorial para sistemas robóticos sustentáveis no domínio da agricultura de precisão.
Os alunos de doutoramento que compõem esta rede irão explorar a conceção e o desenvolvimento de novas plataformas robóticas, como robôs de campo, veículos terrestres autónomos, e maquinaria e sistemas automatizados.
Algo que também é muito importante na utilização da inteligência artificial e especificamente em técnicas de aprendizagem são os sistemas de perceção robótica. Estes sistemas são tipicamente multissensoriais, tendo por base a captação de imagem através de câmaras multiespectrais, sensores LIDAR, unidades inerciais, entre outros.
Segundo David Portugal, é também importante dotar os robôs de sistemas de capacidade fiável de aprendizagem, recorrendo a sistemas de aprendizagem profunda e de internet das coisas, com base em diversos sensores.
O objetivo final é fomentar a tomada de decisão dos robôs em condições agrícolas reais, de forma a garantir a segurança da operação, e regulamentar a operação dos robôs agrícolas em ambientes mais desafiantes.
O AIGreenBots é um projeto europeu do programa Horizonte Europa coordenado pela Universidade de Coimbra.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | ISR
