Este projeto junta astrónomos, professores, alunos, e pais, numa iniciativa de ciência cidadã.
Ilídio Costa, docente de Biologia e Geologia na escola pública e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), está a desenvolver o CoAstro, um projeto de ciência cidadã que pretende envolver professores e a comunidade escolar na produção de conhecimento científico na área da astronomia.
Em concreto, no CoAstro um grupo de astrónomos do Planetário do Porto trabalha com professores com o objetivo de estabelecer uma relação entre o novo conhecimento científico e os processos que estão por trás desse conhecimento, para o ligar com a sociedade, através da escola.
A ideia é utilizar o efeito desmultiplicador de influências entre os professores e os alunos, com a restante comunidade educativa.
O CoAstro está dividido em duas grandes fases, a Com Ciência, e a Consciência.
Na Com Ciência, os professores são convidados a integrar com equipas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço para produzir novo conhecimento científico.
Na Consciência, os professores trabalham com astrónomos e comunicadores de ciência para passar informação e produzir atividades juntos dos alunos com o objetivo final de alcançar a comunidade educativa.
Nesta fase, quem assume o papel principal são os professores, porque eles é que são os profissionais de educação.
Aqui os astrónomos e os comunicadores de ciência do Planetário do Porto entram apenas para auxiliar o professor nas atividades de ensino e de divulgação em contexto escolar.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IAstro
