sociologia,
90 seg

Ep. 273 Isabel Ramos – Projeto Europeu estuda medidas de promoção de igualdade de género nas Universidades portuguesas

December 08, 2017

ep273_interiorEste estudo pretende implementar planos de igualdade de género nas Universidades portuguesas.


Isabel Ramos, investigadora do Centro de Investigação Algoritmi e docente no Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), no Pólo de Guimarães, está a desenvolver este projeto com o objetivo de promover o interesse em cursos tecnológicos e de engenharia junto da população estudantil feminina.

O projeto em que a investigadora está a trabalhar atualmente é financiado pelo Horizonte 2020, está inserido na área da igualdade de género e tem como objetivo promover as melhores práticas de igualdade de género nas Universidades. Até ao momento, Isabel Ramos e a equipa já fizeram um levantamento do nível de consciencialização dos grupos-alvo – alunos, docentes, pessoal administrativo – para a questão da igualdade de género, bem como um levantamento de número nacionais e europeus relativamente às questões de género na Engenharia e na Tecnologia.

“Daqui para a frente nós já definimos planos de igualdade de género, vamos implementá-los, vamos monitorizar a sua implementação, identificar desafios, trabalhar conjuntamente para encontrar as melhores soluções para os desafios e, daqui a ano e meio o que nós pretendemos é que estas organizações tenham um conjunto de práticas bem definidas e já em execução e implementação nas várias instituições”, explica a investigadora.

Outro objetivo de Isabel Ramos é estender o projeto para que possa daqui a cerca de cinco anos verificar as mudanças e também quantifica-las em termos de comportamentos visíveis, após a implementação dos planos de igualdade de género nas organizações.

Saiba mais sobre a investigadora em: Algoritmi | UM

Scroll to top