biologia,
90 seg

Ep. 524 Pedro Matias – Investigação desenvolve modelos de proteínas para melhor estudar o seu papel no desenvolvimento de cancro

December 27, 2018

ep524_interiorEsta investigação pretende determinar a estrutura de proteínas envolvidas em vários tipos de cancro com o objetivo de usar esse conhecimento para desenvolver fármacos capazes de bloquear algumas das suas funções.​


Pedro Matias, investigador no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e no iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, usa a técnica de cristalografia de proteínas para desenvolver modelos a três dimensões destas moléculas.

“Trabalho numa área que se chama biologia estrutural, mais concretamente a cristalografia de proteínas. A cristalografia de proteínas é uma técnica que permite obter um modelo atómico a três dimensões de moléculas, nomeadamente as proteínas que são as moléculas em que eu estou mais interessado, e essas proteínas podem ser de várias origens, no caso concreto da minha investigação as proteínas em que eu estou neste momento mais interessado são proteínas humanas que estão envolvidas em vários tipos de cancro”, explica.

A equipa de Pedro Matias está interessada em determinar a estrutura dessas proteínas para perceber como elas funcionam e a partir desse conhecimento tentar contribuir para o desenvolvimento de fármacos que possam combater o cancro e outras situações em que elas possam estar envolvidas.

“Um problema que nós temos aqui, e que é muito importante, é que elas são essenciais para a vida celular, ou seja, nós não podemos desenhar um composto que seja 100% eficaz contra estas proteínas caso contrário o doente não morre da doença mas morre da cura”, alerta.

Para contornar esta situação é necessário desenvolver moléculas que atrasem ou bloqueiem parcialmente o funcionamento destas proteínas de forma a reduzir o crescimento dos tumores cancerosos e, eventualmente, com recurso a outros fármacos tentar eliminar as células cancerígenas.

Conhecer como estas proteínas funcionam é a base para o desenvolvimento de novas terapias contra o cancro.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | ITQB NOVA

Scroll to top