bioquímica,
90 seg

Ep. 624 Catarina Luís Silva – Investigação desenvolve método de diagnóstico com base na urina para a deteção de cancro da mama

May 16, 2019

ep624_interiorEsta investigação está a desenvolver métodos de diagnóstico não invasivos para a deteção de cancro da mama. Foram identificadas moléculas de interesse na urina que podem ser usadas como biomarcadores no diagnóstico desta doença. 


Catarina Luís Silva, investigadora do Centro de Química da Madeira (CQM), desenvolveu o seu projeto de doutoramento, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com foco na investigação de métodos não invasivos para a deteção de biomarcadores de cancro da mama.

“Neste projeto analisei três tipos de matrizes biológicas, nomeadamente a urina, cultura in vitro, e tecido, com o objetivo de encontrar compostos que pudessem ser usados como biomarcadores desta patologia”, conta

Entre as três matrizes em análise, Catarina Luís Silva destaca a importância da urina para o desenvolvimento de um método de diagnóstico não invasivo.

“A urina é uma matriz biológica muito interessante, mas também muito complexa porque é a via final de todos os processos metabólicos que acontecem no nosso organismo, daí o interesse em tentar explorá-la ao máximo”, acrescenta.

A investigadora começou por fazer uma otimização da técnica de extração de compostos da urina e depois aplicou métodos estatísticos entre os dois grupos em estudo. Um primeiro grupo controlo e um grupo oncológico para tentar identificar que compostos permitiam a discriminação entre esses dois grupos.

Os resultados permitiram identificar compostos de interesse que podem ser usados como biomarcadores na urina para a deteção de cancro da mama.

“Uma das possíveis aplicações para estes biomarcadores seria o desenvolvimento de biossensores para detetar estes compostos na urina, necessitando ainda de mais investigação para conseguirmos chegar a esse patamar”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Google Scholar

Scroll to top